Governo de Minas Minas Online Governo de Minas
 
 
 
Dúvidas ME e EPP

Catálogo Sustentável
Bolsa de Materiais
Minas On Line
Tecnologia Prodemge
Baixe aqui
Acrobat Reader

Seplag prepara os Órgãos e Entidades para o novo Portal de Compras do Governo do Estado















A Secretaria de Estado de Planejamento e Gestão (Seplag) lançou nesta sexta-feira (29), o novo Portal de Compras que vai disponibilizar, a partir de janeiro de 2009, num único site, todas as informações relativas às contratações de suprimentos do Estado. A principal novidade é que alguns módulos do Sistema Integrado de Materiais e Serviços (Siad) serão substituídos por versões que utilizam tecnologia mais moderna e acessível, com padrão web, que provê muito mais possibilidades para o sistema e recursos para o usuário.

No evento, realizado no auditório do Banco de Desenvolvimento de Minas Gerais e com a participação de cerca de 150 representantes das Superintendências de Planejamento, Gestão e Finanças de diversos órgãos e entidades estaduais, foram apresentados o processo de implantação do novo portal e os esclarecimentos de como se dará a transição das atuais para as novas versões dos módulos, para que o usuário do Siad possa preparar suas atividades deste e do próximo ano. Para facilitar essa transição, serão distribuídas cartilhas com perguntas e respostas sobre as principais dúvidas do usuário e, também, treinamento para cerca de 800 servidores que, além de executores, deverão atuar como multiplicadores da informação na sua instituição.

O subsecretário de Gestão da Seplag, Frederico Melo, enfatizou a importância da disseminação de boas práticas de gestão, simplificando as relações do Estado com o cidadão, com o fornecedor e com o próprio Estado, além da transparência e do controle do gasto público. “O novo Portal de Compras, mais eficiente, rápido, moderno e adequado às novas legislações, vai permitir uma relação mais amigável entre os usuários e o sistema, possibilitando maior controle do processo de compras, com módulos transparentes e de fácil busca”, acrescentou Melo.

A coordenadora geral do Siad, Maria José Pires de Almeida, destacou a importância da parceria com todos os gestores de compras para minimizar os riscos da implantação do novo sistema. “É preciso que se busque a melhor forma de implantar o novo processo dentro de cada instituição, identificando líderes e ambiente que contribuam para o sucesso do portal”.

Vantagens

O novo Portal de Compras vai oferecer aos gestores públicos estaduais uma ferramenta de trabalho mais completa e eficiente, alinhada a novas tecnologias, além de permitir o acesso público às informações relativas às aquisições feitas pelo Estado, aumentando ainda mais a transparência dos processos licitatórios estaduais. Todo o processo de aquisições passará a ser executado e gerenciado em ambiente web, utilizando apenas um navegador padrão, o que significa maior facilidade de aprendizado e retenção, além de redução na quantidade de erros.

Vai facilitar ainda o planejamento das compras por meio de solicitações dos servidores; o gerenciamento dos processos de aquisições e execução de contratos de obras; além do tratamento de compras com moedas estrangeiras, como nos suprimentos para a área de saúde.

Para os gestores públicos, serão disponibilizados diversos recursos para o gerenciamento efetivo das contratações e da despesa, por meio da emissão de relatórios gerenciais, com informações confiáveis, seguras e completas sobre os processos de compras; a possibilidade de auditoria dos procedimentos de aquisição, com a identificação do responsável por cada atividade ou tarefa; e a recuperação do histórico dos processos de compra realizados pelo Estado de Minas Gerais.

Evolução

O Novo Portal de Compras representa mais um passo no aprimoramento da área de suprimentos com a evolução de diversos módulos do Siad que, desde 2004, gerencia as aquisições e contratações do Estado.

Serão disponibilizados em nova versão os módulos: Catálogo de Materiais e Serviços, Compras, Pregão, Cotação Eletrônica de Preços, Contratos e Especificações de Execução de Despesa.

Siad

A utilização do Siad permitiu grandes avanços nas compras públicas como maior qualidade dos materiais e serviços adquiridos; utilização maciça do pregão e dos registros de preços; e disponibilização de informações para planejamento de compras e acompanhamento de contratos.

Com a inserção do Siad e a padronização dos procedimentos na cultura da Administração Pública Estadual, foi possível dotar os gestores de uma visão sistêmica da cadeia de suprimentos, desde o nível operacional até o estratégico, criando assim a base necessária para o desenvolvimento de novas frentes de trabalho com melhorias nos processos, normatização, controle e redução de custos.

 
Seplag Aspectos legais e responsabilidades